Rss Feed Tweeter button Facebook button Youtube button

O que é proteção animal e o que não é!

Escrito por Leonardo (online). Publicado em Animais, Bem Estar Animal, Nosso Mundo, Novidade

Olá galera. Como prometido no Post anterior, estou trazendo um artigo muito bem escrito pela minha amiga Alessandra Walckiers Pierro! Ela consegui mostrar, de forma clara e sucinta o que é Proteção animal….e principalmente, o que não é proteção animal. Segue então o texto, que foi gentilmente cedido pela autora para reprodução aqui no Blog do Nosso Mundo!!


O que é proteção animal e o que não é!

(Alessandra Walkiers Pierro)

Proteger um animal não é fácil, nem simples como parece. Mas também não é um bicho de sete cabeças.

Coisas que você pode fazer: pode dar palestras e explicações sobre castração, piometra e câncer de mama em fêmeas; sobre o xixi de demarcação dos machos; sobre a quantidade de animais que temos já nas ruas; sobre o quanto um cão é capaz de procriar.

Pode instruir sobre vacinação, desverminação e usar guia e coleira no animal quando ele sai às ruas; sobre o quanto CCZs estão cheios de animais de todos os tamanhos e raças. E também sobre o quanto é inútil tentar fazer um “filhinho igual” ao queridinho, porque eu sou filha da minha mãe e não sou igual a ela.

Você pode alimentar animais de rua, mas lembre sempre: só alimentar não basta. Pegue as fêmeas e leve pra castrar, depois os machos. Aproveite e vacine. Arrume um canto, uma garagem, porta de loja, um pátio de escola, onde eles fiquem quentes, secos e protegidos. Se você fizer isso, todo dia e com afinco, em breve você verá que outras pessoas vão vir ajudar.

Impeça que as pessoas maltratem animais. Não permita nunca. Não tenha medo de discutir ou pagar mico..tem horas que você tem de fazer uma opção: ou você é gentil, ou você faz um maltratador parar. Não tem meio termo.

Você também pode ser voluntario em abrigos, ONGs ou CCZs. Se você está aqui lendo isso, é porque tem internet..procure no Google onde ajudar.

Se você prefere abrigar um animal, faça da forma que deve ser feita: tire ele da rua, leve num veterinário, vacine, medique, castre, trate, doe. E somente faça se você tem condição e vontade de fazer. Não adianta encher a casa de animais que você não tem condição de alimentar e tratar. Não torne seus animais, que estão sob sua proteção, uns mendigos.

É claro que um ou outro você vai adotar. Mas se você só tem dinheiro para sustentar 5, adota 10, pega mais 10 da rua, daqui a pouco eles estarão em condição miserável – e que não merecem estar.

Então, se você comporta 5, pegue 5 – contando com os seus. Você não sabe quando eles vão sair da sua casa.

Se você vai pedir uma vaquinha, porque recolheu um animal doente, ou teve uma cirurgia num deles e saiu caro, faça..mas se documente. Pegue receitas, notas fiscais de atendimento, dos medicamentos, fotografe e comprove o bom uso do dinheiro. Ele não é seu e nem foi dado a você de presente, ele é do animal, não se confunda. E não conte com amigos de internet, conte com amigos reais.

E se você faz a vaquinha, elo amor de deus, pare de pegar cães porque é sinal que você está no limite. É difícil não pegar mais, mas não dá. E a maioria das pessoas que você conhece do seu circulo de protetores também está estrangulado.

O que não é proteção animal.

Se você leu até aqui, é porque está com vontade de entender. Então, com meu jeitinho didático, vou tentar resumir.

Você viu um cão abandonado..e lançou um apelo desesperado no Orkut e no facebook. Olha que lindo! Só que pro animal não fez um pingo de diferença. Especialmente porque o animal não vai ficar lá, parado onde você o viu/fotografou, com cara de pateta, porque ele não sabe o que é uma foto.

Você viu um bichinho muito mal na calçada? Tirou 50 fotos? Tá..e você deu um pão que fosse? Tirou ele de lá? Meu amigo, eu sinto informar..mas você não fez NADA. Pelo menos entre num botequim e peça um bife de 2ª e dê pro coitado, ao invés de tirar suas benditas fotos. E de preferência volte lá várias vezes, até saber que alguém o recolheu.

Sabe, protetores trabalham, e não são remunerados pelo trabalho de proteção. Tb tem filhos, escola, condomínio, aluguel pra pagar. E ninguém paga as contas deles..portanto, não há obrigação de sair à cata de cada cachorrinho fotografado por todo mundo.

Protetor não é carrocinha. Não é caçador de cães e gatos. Não passam o dia todo na rua atrás de animais para encher a casa. Se você quer ajudar, faça um favor à sociedade: ache um abrigo de animais próximo, recolha o bicho e coloque ele lá. Esqueça a máquina fotográfica e os 300 posts pedindo socorro por um animal que você nem sabe dizer o nome da rua em que ele estava.

Ah, e por favor..me poupe das inúmeras fotos de tripas no asfalto, cérebros esfacelados, bichos mortos de montão, exceto que tenha utilidade prática – “naquela casa matam gatos/envenenam animais/praticam zoofilia” ou etc etc. fotografar animais MORTOS é idiotice, é querer aparecer às custas de uma tragédia.

Ficar repostando coisas e pedidos de socorro também não é proteção animal. Esses repasses ajudam, Claro..mas só se você confia na pessoa e o pedido tem fundamento. Já recebi pedido de socorro para cão que tinha morrido a mais de 8 meses, e isso só tem duas explicações: desleixo ou desonestidade. Desonestidade porque não se replica pedido de ajuda para cão morto ou já doado – algo errado tem nessa historia. Desleixo porque se alguém tirou uma postagem do fundo do baú e te repassou, cheque. O desleixo alheio não justifica o teu. Pergunte. Ligue. Passe email. E se repassaram a você mensagem antiga de “caso arquivado” e você tem alguma dúvida sobre a pessoa, corte. Não entupa a caixa de email de gente ocupada com coisas que não dá pra fazer absolutamente nada. Seja prático, seja útil, seja eficiente, não me jogue 200 scraps por dia no Orkut e não me marque em 450 fotos no face. Francamente, não acredito que você recebeu tantos cães/gatos assim e checou. E não me peça para fazer por você.

Deu pra entender?


Tags: , ,

Trackback from your site.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.