Rss Feed Tweeter button Facebook button Youtube button

Passeios diários e seu impacto positivo na vida do cão

Escrito por Leonardo (online). Publicado em Animais, Bem Estar Animal, Proteção Animal

Olá pessoal. Depois de muito tempo, finalmente consegui parar e escrever alguma coisa…estava sem tempo, sem ideias, até um pouquinho (confesso), sem vontade. Mas finalmente saiu algo novo. O assunto escolhido foi a importância de levar o cão para passear todos os dias. Mas porque escolhi esse tema?

Bem, como todos (ou quase todos) sabem, eu, Leonardo, ando com um probleminha de sobrepeso, o que pode me trazer uma série de problemas. O excesso de peso em cães e gatos nunca é bom, podendo indicar doenças metabólicas, endócrinas ou ainda servir como fator de risco para várias complicações, entre elas problemas de coluna, o que vem a ser o meu caso. Na tentativa de reduzir alguns kilos então, eu e mana começamos a fazer passeios diários aqui no parque onde moramos. Isso me motivou a escrever um pouquinho sobre a importância dos passeios na vida de cães, especialmente aqueles que vivem em casas fechadas ou apartamentos.

Passear sempre é bom, desde que não existam restrições por conta de problemas de saúde ou idade. Cães são animais sociáveis que adoram interagir com pessoas e outros animais, dessa forma, uma rotina de passeios diários pode trazer muitos benefícios. Cães que passeiam são mais calmos e tranquilos em casa, pois liberam boa parte de sua energia na rua. Caminhar, correr e brincar favorece a socialização, diminui o estresse, ajuda na manutenção ou redução de peso, fortalece a musculatura e ajuda a manter o sistema cardiovascular em dia. Isso sem falar nos benefícios que o passeio trás para os donos também! Afinal nada mais gostoso do que um passeio bem gostoso na companhia do seu melhor amigo, não é mesmo?

Porém, alguns cuidados devem ser tomados para que a diversão não se transforme em problema. Independente do local, sempre se recomenda passeios com coleira e guia. Jamais se deixa o animal andar solto, mesmo que ele seja adestrado ou esteja acostumado a passear. Mesmo cães adestrados podem reagir a diversos estímulos, como outros cães, uma fêmea no cio, gatos, barulhos, luzes, pessoas, etc. Um momento de distração pode significar uma corrida para a rua em direção à um carro em movimento e resultar numa fatalidade. É bastante comum também brigas com outros cães ou fugas atrás de gatos, algumas vezes com desfecho trágico.  Portanto jamais se esqueça da principal premissa quando se fala em passeios: sempre usar coleira e guia.

Outro cuidado envolve o uso regular de antiparasitários, pois parques e praças costumam ser locais potencialmente infestados com pulgas e carrapatos. Manter seu cão com o antipulgas e carrapaticida em dia pode evitar esse problema. A escolha de um local adequado também é importante. Dê preferência à parques e praças limpos e seguros e estabeleça um trajeto diário e sem muitas variações para que o cão se acostume com o local, pessoas e outros animais. Isso deixará o passeio mais prazeroso. Evite andar em ruas movimentadas e perigosas. Não force o cão a caminhar muito rápido ou por tempo demais, especialmente se for um dia muito quente ou muito frio. Respeite os limites dele, fazendo momentos de descanso e oferecendo água se a caminhada for um pouco mais longa. No verão, evite os horários mais quentes e sempre se certifique de que a calçada não esteja quente demais a ponto de queimar as patinhas dele.

Se seu cão for daqueles mais rebeldes, que curtem puxar, rodear, latir em excesso ou brigar com outros animais, não o puna. Eduque-o. Converse com um adestrador a fim de saber qual a melhor maneira de modificar hábitos ruins e fazer do passeio um momento agradável tanto para o cão quanto para o dono.

Viram só? Passear é bom demais! Então…bora pra rua!! :)

Trackback from your site.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.