Rss Feed Tweeter button Facebook button Youtube button

Quando procurar um veterinário?

Escrito por Lain. Publicado em Animais, Bem Estar Animal, Novidade

Oie pessoal! Passando por aqui para desejar uma ótima noite de sábado para todos e avisar que, conforme prometido, já temos o artigo sobre Doença do Trato Urinário Inferior de Felinos na área de Saúde. Passem lá para ler, espero que seja útil!

Bom, fora isso nenhuma novidade, rs…exceto que encontrei um texto muito legal escrito por uma amiga, a Tati da “Plantão Veterinário” (orkut). Ela fala sobre o momento correto de levarmos nossos animais ao Veterinário. Como o Portal Nosso Mundo defende a Guarda Responsável e acredita que lugar de animal doente é no veterinário, nada mais justo do que “roubar” o texto da Tati e compartlhar com vocês! (A parte do “roubo” é brincadeira, a Tati autorizou a postagem aqui no blog, rs)

Muitas vezes achamos que o que nosso bichinho tem não é tão preocupante, e não damos muita atenção, até que se torne algo sério demais, e de tratamento longo…Quando procurar um veterinário?

Óbvio que em algumas situações, nem tem o que se discutir.
O animal foi atropelado, deixou de comer, se machucou seriamente, tem sangue em alguma parte do corpo do bicho, tomou uma pancada forte, parece desorientado, é URGÊNCIA. O animal corre risco de morrer!!!
Porém, existem algumas situações que quanto mais cedo o tutor perceber um sinal diferente, mais chances o animal tem de ser tratado com êxito e por um tempo menor, sendo menos sofrido pra ele, e menos custoso para o tutor.
Conhecemos a rotina dos nossos bichinhos de estimação. Gatos mantém um ritual de limpeza diária, e qualquer alteração nesse comportamento deve ser motivo para o tutor se preocupar. Cães que não comem, ou que comem mais que o normal, deve ser visto com atenção.

Animais que chacoalham a cabeça com frequência, com diarreia que dura mais de um dia, vômitos que duram mais de um dia, falta de apetite, sede exagerada, apatia ou desânimo, secreções nos olhos, secreções no focinho, dor ao ser tocado, ausência de fezes. Em todos esses casos, a indicação é “leve a um veterinário”, para que ele possa examinar. Muitos sintomas ISOLADOS são percebidos por nós, tutores, e em um exame feito por um profissional, podemos descobrir coisas que nem percebemos ainda.

Agora, existem coisas que não percebemos, ou não levamos em consideração.

Comigo aconteceu esses dias… percebi um “branco” nos olhos da Gabi (poodle) numa noite, e dia seguinte cedo estava no veterinário. Depois, pensando no comportamento dela (e depois de medicada também), eu e meu marido vimos que ela já não esfregava mais o focinho na gente. Quer dizer, NÓS interpretávamos como “focinho”, e achávamos que ela fazia isso quando estava feliz… mas não era, já era por conta do que ela sentia dentro do olhinho.

Quantos outros casos a gente não conhece, de sintomas de muitos dias que são interpretados por nós como “simples” ou passageiro, que se tornam problemas sérios?
Pense nisso. Até mesmo alguma coisa que parece ser “bonitinha” deve ser investigado pelo veterinário. Além do CORRETO ser sempre a PREVENÇÃO, ou seja, não esperar o animal ficar debilitado, não esperar o animal ficar dias sem comer para levá-lo a um veterinário.

Então, gostaram? Espero que esse texto sirva como reflexão e inspiração, para que sejamos sempre guardiões responsáveis e preocupados com a saúde e bem estar de nossos amigões.

Por hoje é só!! Linda noite gelada de sábado e ótimo domingo para todos. Beijosss!
Lain.

Tags: , ,

Trackback from your site.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.