Rss Feed Tweeter button Facebook button Youtube button

Você quer comprar seu cão?

Escrito por Lain. Publicado em Animais, Bem Estar Animal, Criação de Animais

Olá pessoal!  Agora há pouco me chamaram a atenção por eu orientar compra correta de animais. Enfim, como vocês me conhecem e sabe que sou um Terrier-Lata bastante invocado, rs…resolvi então esclarecer alguns pontos importantes à respeito disso.

Quem me conhece sabe que eu atuo diretamente com educação para a Guarda Responsável, adoção e doação de animais. Desenvolvi um site onde escrevo artigos que falam sobre a responsabilidade para com os animais, divulgo e compartilho pedidos de ajuda animal, faço cartazes para pessoas de qualquer canto do país com animais para doação e espalho em várias redes sociais a fim de tentar encontrar um lar responsável para todos. Sou a favor (e muito) da castração e não aceito em hipótese alguma que a eutanasia de animais errantes seja feita como medida de controle populacional. Abomino o abandono de animais e quem visitar meu mural sabe que passo boa parte do meu tempo livre aqui no facebook lançando dicas e protestos contra os maus tratos contra os animais. Além disso estou no 8º semestre de Medicina Veterinária e pretendo seguir profissionalmente em clínica de pequenos animais com ênfase em bem estar animal. Portanto minha luta é a mesma de todos vocês: luto em prol da adoção responsável de animais de estimação e sou absolutamente contra criação e venda de animais de fundo de quintal, por saber que esses animais são explorados em troca de lucro para seus donos.

Mas agora vamos deixar a minha opinião pessoal de lado e analisar uma coisa: Embora todos queiramos que animais de estimação sejam adotados, existem pessoas nesse mundo que optam por comprá-los. Sim…existem pessoas que querem uma ou outra raça, que já adotaram animais e agora querem adquirir um, que tem necessidades ou afinidades com um animal de uma determinada raça. É errado? Não….e é hipocrisia e enganação achar que essas pessoas não existem e não tem o direito de adquirir o animal que desejam.

Ok, agora vamos pára a segunda parte da analise: se uma pessoa vem falar comigo e me afirma categoriamente que quer comprar um cão ou um gato, o que devo dizer? ADOTE! Mas essa pessoa insiste e me diz: “não vou adotar, quero comprar!”. O que digo então? “ok, então se vire!???”

Diante dessa minha última resposta, onde vcs acham que essa criatura vai comprar seu cão? Em um pet shop? Feira de animais? De vizinhos que vendem viralatinhas com “roupa” de cachorro de raça? Animais que são explorados pelos infelizes dos criadores de fundo de quintal? Aahh não gente….desculpe, mas educação não é isso! Não podemos simplesmente fechar os olhos e acreditar que todos pensam como nós, que todos respeitam os animais como nós respeitamos, que todos sonham em ter um viralata maravilhoso como nós sonhamos. Temos é que aceitar as diferenças e ir modificando-as, aos poucos e com muita paciência.

Então, SIM. Eu educo TAMBÉM para a compra correta de um animal de estimação. Oriento para a compra de canis responsáveis, que estudam e se dedicam à raça, que vendem seus animais com certificado de saúde (inclusive dos padreadores), que cobram o preço justo pelo animal.

Portanto se você REALMENTE quer comprar um animal e vier falar comigo mesmo sabendo que eu pessoalmente sou contra a compra e venda, mesmo sabendo que meu lance é a adoção, mesmo sabendo que viralata pra mim é a melhor raça que existe, SE MESMO ASSIM você insistir em comprar um cão ou um gato…..pode vir falar comigo, que eu te oriento como fazer isso da melhor maneira possível.

- Resolvi comprar o meu filhote, e agora como proceder?
- Quero comprar o meu cão!

Obrigado, e desculpem o desabafo. Lambeijos e ótimo final de semana!

 

Tags: , , ,

Trackback from your site.

Comments (2)

  • Sueli Coutinho

    |

    Oiiii amigo do Face!
    Penso como voce! Mas vendo filhotinhos Westie!
    Tenho 64 anos, durante minha vida toda sempre adotei animais, e normalmente viralatas, que são os melhores. Certa vez, minha filha que é veterinaria, comprou uma boxer, que foi para ela a maior encrenca e as maiores soluções, pois todas as doenças este animal teve até completar um ano, e minha filha praticamente estudou nela: FOI OBRA DE DEUS! Ela tinha acabado de se formar, e foi na medida… Esta cadela se salvou de parvovirose, babesiose, sarna demodecica, e outras coisas, teve que tomar muita penicilina…
    Mas se passaram os anos, criei os filhos, eles se mudaram todos para longe, e fiquei eu e o meu velho… E para não ficar com depressão, esta minha filha me deu duas femeas matrizes, para fazer par com o macho que eu já tinha ganho do meu filho. Tive que adota-lo quando meu netinho nasceu e minha nora não quiz mais ter cachorro, coisa que acontece muito por aí, compram e depois não sabem o que fazer com os seres vivos que não eram brinquedos… Fazem cocô, xixi, comem, etc…
    Agora estou me ocupando com a criação dos Westies, que vivem muito bem tratados, são meus grandes amigos, vivem deitados no meu pé, e os filhotinhos são a minha alegria. Já registramos o canil no Kennel Club, para poder continuar com seriedade na criação, todos tem pedigree, e não vendo para qualquer um, se eu sentir qualquer indicio de que não vão ter bons donos, cancelo, já estão vendidos….
    Enfim, não tenha tanta aversão aos que vendem cães.
    Sei que tem uns que colocam os branquelos em gaiolas, não deixam eles se sujarem para ficarem branco total, mas aqui em casa eles ficam encardidinhos e algumas vezes verdes de carrapichos…kkkkk
    Abraços e FELIZ ANO NOVO.
    Sueli Coutinho

    Reply

    • Leonardo

      |

      Oiee, obrigado pelo seu comentario!!!
      Então, as aí é que tá…eu não tenho aversão não por criação, muito pelo contrário, apóio totalmente criadores sérios, que tem canis registrados e se preocupam com o bem estar dos seus animais….assim como vc!! Estimulo em primeiro lugar a adoção porque eu, particularmente, não compro animais, e realmente a carência de adotantes hoje em dia é muito grande…Mas eu sei que tem pessoas que querem comprar, elas tem esse direito né…então eu oriento sim, explico, como comprar, o que observar, o que perguntar ao criador, quais exames exigir…porque é assim que é correto, não é….sou totalmente contra (radicalmente mesmo) à criação de fundo de quintal, daquela que junta um macho com uma fêmea, não se faz controle genético e depis vende de qualquer jeito pelo orkut ou mercado livre…à isso sim, eu tenho uma aversão imensa… ;)

      Lambeijos e Feliz 2012!!!!

      Reply

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.