CHOW CHOW

CHOW CHOW

Mensagempor Leo » Qui Jul 30, 2009 02:52

Temperamento

O Chow Chow possui uma personalidade que alguns autores comparam com a do gato, outros porém, alertam que a raça nem sempre é bem compreendida, o que originou mitos infundados. Sabe-se que é um cão independente, reservado nas suas emoções, silencioso e calmo.

É um bom cão de guarda que protege o seu dono e território com empenho. Na sua relação com estranhos demonstra ser cauteloso e, se não for socializado enquanto pequeno, esta característica pode-se agravar. Na verdade não é um animal que necessite da atenção de toda a gente, tornando-se por isso um pouco indiferente à sua presença.

É aconselhável, que sejam habituados desde pequenos a conviver com todos o tipo de pessoas e animais. São animais mais sensíveis do que o seu aspecto de urso deixa aparentar e, caso sejam submetidos a treino ou educação, este deve ser meigo, mas firme. No seio familiar, ele elege um dos membros para seu dono, demonstrando ser realmente afectuoso e leal.

Descrição
O Chow Chow é um cão de porte médio, cuja altura nas espádua varia nos machos entre os 48 e os 56 cm e nas fêmeas entre os 46 e os 51 cm. O seu peso oscila entre os 20 e os 32 Kg.

A sua pelagem é de tamanho longo e apresenta-se muito abundante e densa, formando um colar acentuado em torno do pescoço e cabeça. As cores permitidas são o vermelho, preto, azul, gamo e creme. Na face posterior das coxas e na cauda a cor é, normalmente, mais clara.

A cabeça é larga e achatada e o chanfro pouco saliente. O focinho é largo mas de comprimento moderado e o nariz apresenta-se largo em toda a sua extensão. A língua é preta, característica que partilha com alguns ursos pequenos. Os olhos amendoado são escuros e bem delineados e as orelhas cobertas de pêlo são pequenas, arredondadas nas pontas, trazidas erectas. O pescoço é comprido e bem arqueado, mergulhando num peito volumoso e largo.

O seu corpo é compacto e a sua presença imponente e segura. O dorso é curto e nivelado e as costelas são ligeiramente arqueadas. Os membros são musculados e dotados com uma forte estrutura óssea. Os pés de gato são arredondados e a cauda de inserção alta é mantida enrolada sobre o dorso.

Observações
A esperança média de vida desta raça oscila entre os 9 e os 15 anos de idade e não apresenta especial propensão a doenças geneticamente transmissíveis. Existem, no entanto, alguns registos de displasia da anca.

Imagem


Deve ser escovado desde pequeno duas a três vezes por semana, por forma a que se habitue a este ritual. É indicado que se utilize uma escova de arame. Este não é o animal mais indicado para quem sofre de alergias, uma vez que a sua pelagem cai com alguma intensidade.

Os Chow Chow devem praticar exercício físico diariamente (aproximadamente 40 minutos por dia) mas fora das horas mais quentes do dia. Na verdade, estes cães dão-se melhor em climas frios, pelo que o ideal é que no Verão possam desfrutar de algumas sombras, caso vivam no exterior. A exposição solar pode ainda ser prejudicial para a sua pele que é relativamente sensível.

Curiosidade: Uma antiga fábula explica-nos que, quando Deus estava a pintar o céu de azul, algumas gotas de tinta caíram do seu cenário, gotas essas que o Chow Chow lambeu, o que tingiu a sua língua para sempre.

Capturado do site: http://arcadenoe.sapo.pt//race.php/chow_chow/22?id=22
______________________________

Imagem
Avatar do usuário
Leo
 
Mensagens: 174
Registrado em: Dom Jul 26, 2009 04:58
Localização: Léo's Magic Kingdon

Voltar para Cães

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


cron