Página 1 de 1

DOBERMANN

MensagemEnviado: Qui Jul 30, 2009 02:55
por Leo
País de origem: Alemanha
Padrão: FCI
Grupo: 2
Seção: 1
Tipo: pinscher
Número #143 - 14/02/1994
Variedades: Preto com marcas vermelho-ferrugem | Marrom com marcas vermelho-ferrugem
Dobermann é uma raça de cães muito utilizada para guarda de patrimônio.

Imagem


Criação
Na pacata região da cidade de Apolda, famosa também por ser a cidade natal de Lutero, havia uma grande feira de cães na praça municipal. Um cobrador de impostos chamado Ludwig von Dobermann necessitava de um cão de guarda que o protegesse nas suas andanças com muito dinheiro, que fosse rápido e ágil, inteligente e uma poderosa mordida.
Começou para tanto, na procura para o cão de guarda perfeito, iniciou com seus pinschers médios, que cruzou com um weimaraner e posteriormente com um pastor preto e com marcações alouradas, um tipo primitivo de rottweiler, supondo também que houvesse uma presença de pastor alemão no sangue.
Com a morte de herr Dobermann dez anos após o início da criação da raça, seu amigo, Otto Goeller, continuou o refinamento e introduziu o greyhound no sangue, que deu a importantíssima velocidade. Com isso surgira um cão com patas largas, porte avantajado e exepcional faro (weimaraner), coloração negra e poderosa mordida (rottweiller), pêlo curto e atenção a estranhos (pinscher), inteligência, docilidade e adestrabilidade (pastor alemão) e velocidade, capaz de atingir 65 km/h(greyhound).
Aparência
Tamanho médio, construção quase quadrada, forte e musculoso. Linhas elegantes, postura ereta e orgulhosa.
A pelagem é simples, curta, dura, espessa e bem assentada. Pele retesada e aderente, enaltecendo sua modelagem seca e refinada. A cor varia entre preto, marrom escuro e azul, com marcação castanho, claramente definida, isenta de pêlos pretos: no focinho; lábios; uma em cada bochecha e acima de cada olho; na garganta; duas marcas no antepeito; pernas e patas: na face interna das coxas e sob a cauda.

Temperamento:
Temperamento firme e expressão determinada. É o quinto na classificação canina de inteligência.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.