DOGUE ALEMÃO

DOGUE ALEMÃO

Mensagempor Leo » Qui Jul 30, 2009 02:57

Nome original
Deutsche Dogge

Outros nomes
Dinamarquês, Grande Dinamarquês, Great Dane, Grand Danois.
País de origem: Alemanha
Padrão FCI:
- Grupo: 2
- Seção: 2
Molossóides tipo dogue
Número #235 - 13/03/2001

Variedades:
Amarelos e Tigrados, Azuis, Pretos e Arlequins

Imagem


O Dogue Alemão, também conhecido como Dinamarquês, como "Grand Danois" e como Grande ou Gigante Dinamarquês, é uma raça canina que pertence à categoria dos molossóides, tendo sido criado para a caça ao javali. Hoje em dia é comumente criado para a guarda e a companhia.

Aparência:
É um cão gigantesco, com os machos possuindo no mínimo 80 cm de altura, e as fêmeas 72. O corpo é quadrado, forte e musculoso. Sua pelagem é curta, grossa e brilhante, podendo apresentar-se nas cores dourado, rajado, azul, preto e arlequim. A cabeça é longa e estreita, com crânio e focinho de mesmo comprimento. O nariz é preto, exceto nos arlequins, que podem apresentá-lo despigmentado. Os olhos são de tamanho médio e escuros, exceto nos arlequins, que podem possuir um ou dois olhos azuis. Os membros anteriores são fortes e retos, possuindo pés de tamanho médio, com dedos bem arqueados. Já os membros posteriores são largos, paralelos e com angulação moderada. A cauda é larga na base, afinando-se em direção à ponta.
Temperamento O adulto é normalmente calmo, sendo muito amistoso com os conhecidos, porém desconfiado com os estranhos. Como foi também usado como cão boiadeiro no passado, é usado como cão de guarda com sucesso, protegendo os donos. Em casos de desvio de temperamento, podem ser demasiadamente medrosos.
Saúde: Ele é um cão que exige grandes quantidades de alimento e possui uma baixa expectativa de vida. O estômago do Dogue Alemão é longo e sujeito à torção gástrica, que é uma das principais causas de morte da raça. É preferível evitar deixar grandes porções de comida à disposição do cão - as refeições devem ser moderadas e em horários determinados.
Pelo seu grande porte, é recomendado deixar ração e água em vasilhames na altura do pescoço do animal, para evitar problemas de postura e deformação das pernas dianteiras. A água deve ser trocada com freqüência devido à salivação excessiva.
Unhas excessivamente grandes podem provocar feridas nos dedos, o que deve ser observado para evitar infecções. É natural que o próprio animal procure lixá-las em pisos de concreto ou outras superfícies. O piso ideal para cães de grande porte é áspero, de forma que eles não escorreguem ou tenham que modificar a postura para se equilibrar, nesse caso causando o espalmamento das patas. Pisos ásperos também favorecem o desgaste natural das unhas, porém na cama ou local de descanso deve haver um pano ou superfície macia, para evitar a formação de calos, principalmente nos cotovelos, joelhos e quadril.

Curiosidades:
O famoso Scooby-Doo da Hanna-Barbera é um Dogue Alemão, mas curiosamente, não existem exemplares de Dogue Alemão com as cores do Scooby Doo, ou seja, castanho com manchas pretas.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
______________________________

Imagem
Avatar do usuário
Leo
 
Mensagens: 174
Registrado em: Dom Jul 26, 2009 04:58
Localização: Léo's Magic Kingdon

Voltar para Cães

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


cron