FOX TERRIER PELO DURO

FOX TERRIER PELO DURO

Mensagempor Leo » Qui Jul 30, 2009 03:06

GRUPO: 3
Padrão FCI 169
28/11/2003

APARÊNCIA GERAL: ativo e vivo, ossatura e força dentro de um pequeno volume, nunca pesado ou grosseiro. Sua conformação mostra perfeito balanço; isso se aplica, em particular, às proporções relativas entre o crânio e focinho, bem como, entre a altura na cernelha e o comprimento do tronco, desde a ponta do ombro à garupa, aproximadamente iguais. Em pé, parado como um caçador de dorso curto, é capaz de cobrir muito terreno.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: alerta, de movimentos rápidos, de expressão aguda, na ponta das patas sempre à expectativa da mais ligeira provocação. Amigável, social e determinado.

Imagem


CABEÇA
REGIÃO CRANIANA
Crânio: linha superior do crânio quase plana, inclinando ligeiramente e estreitando-se gradativamente na largura em direção aos olhos.
Stop: ligeiro.

REGIÃO FACIAL
Trufa: preta.
Focinho: pequena diferença no comprimento entre o crânio e focinho. Se o focinho for nitidamente mais curto, a cabeça dá a impressão de ser fraca e mal acabada. O focinho diminui gradualmente do olho à trufa, com um ligeiro stop, na sua junção com o crânio, mas não é côncavo ou cai subitamente sob os olhos, onde deveria ser cheio e ter substância. Um contorno cheio e redondo das bochechas é indesejável.
Maxilares / Dentes: maxilares fortes com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura. Excessivo desenvolvimento ósseo ou muscular dos maxilares é indesejável e de má aparência.
Olhos: escuros, fogosos e expressam inteligência; moderadamente pequenos e não proeminentes. O mais próximo possível da forma redonda. Não muito separados, não muito altos no crânio, nem muito próximos das orelhas. Olhos claros são altamente indesejáveis.

Orelhas: pequenas, em forma de “V”, de moderada espessura, com as pontas dobradas, caídas para a frente, rente às faces. A linha superior das orelhas ficam bem acima do nível do crânio. Orelhas eretas, em tulipa ou em rosa são altamente indesejáveis.

PESCOÇO: seco, musculoso, de bom comprimento, sem barbelas, alargando-se para os ombros; apresenta uma graciosa curva quando visto de perfil.

TRONCO
Dorso: curto, nivelado e forte sem flacidez.
Lombo: musculoso, ligeiramente arqueado. Muito curto.
Peito: profundo; as primeiras costelas são moderadamente arqueadas; costelas posteriores, profundas e bem arqueadas.

CAUDA: normalmente cortada.
Cortada: de inserção alta. Portada ereta, não sobre o dorso ou curvada. Boa força e de comprimento moderado.
Não Cortada: de inserção alta. Portada ereta, não sobre o dorso ou curvada. Boa força e de comprimento moderado, para manter o equilíbrio na aparência.

MEMBROS
Anteriores: vistos de frente, os ombros inclinam-se quase na vertical na sua junção do pescoço para as pontas, que devem ser finas; vistos de perfil, os ombros são longos, oblíquos e inclinados para trás. Cernelha sempre nítida. Peito profundo, sem ser largo. Vistos de qualquer direção, membros retos, ossos fortes até as patas. Cotovelos perpendiculares ao tronco, trabalhando livremente nas laterais, portados retos quando em movimento.

Posteriores: fortes, musculosos, sem garupa caída ou inclinada. A combinação de pernas curtas aliadas a um joelho reto é altamente indesejável.
Coxas: longas e poderosas.
Joelhos: bem angulados, não virando nem para dentro, nem para fora.
Jarretes: bem descidos.
Metatarsos: retos e paralelos, quando vistos por trás.

PATAS: redondas, compactas, com almofadas plantares pequenas, bem acolchoadas e resistentes. Dedos moderadamente arqueados. Não virando nem para dentro, nem para fora.

MOVIMENTAÇÃO: os membros anteriores e posteriores se movimentam para frente, retos e paralelos. Os cotovelos se movimentam perpendiculares ao tronco, trabalhando livremente nas laterais. Os joelhos não viram nem para dentro, nem para fora. Boa propulsão devido à boa flexibilidade dos posteriores.

PELAGEM
Pêlo: denso, de textura muito dura, 2 cm nos ombros a 4 cm na cernelha, dorso, costelas e posteriores com subpêlo macio e curto. Dorso e membros mais duros que nas laterais. Pêlos ásperos na mandíbula e de comprimento suficiente para dar uma aparência de um focinho forte. Pêlo das pernas, denso e áspero.

COR: o branco predomina com marcas pretas, preto e marrom ou marcas marrons. Mancha tigrada, vermelha, fígado ou azul são indesejáveis.

TAMANHO / PESO
altura na cernelha, não ultrapassando 39 cm nos machos; as fêmeas ligeiramente menores.
Peso ideal, em condições de Exposição, é de 8,25 kg para machos; as fêmeas podem ser ligeiramente menores.

FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão.

NOTAS:
• os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.
• todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

Copyright ® CBKC – Departamento de Artes Gráficas
______________________________

Imagem
Avatar do usuário
Leo
 
Mensagens: 174
Registrado em: Dom Jul 26, 2009 04:58
Localização: Léo's Magic Kingdon

Re: FOX TERRIER PELO DURO

Mensagempor Daniel Orciuoli » Ter Jul 28, 2015 03:12

Cão rústico, resistente, cheio de energia, rápido, incapaz de estar quieto. O Fox Terrier é um corajoso animal, dotado de um temperamento forte e carácter íntegro. Muito afetuoso com seus donos e meigo para as crianças. É um bom cão de guarda, vigilante e sempre alerta. Seus instintos de caçador fazem com que eles estejam sempre tentando impor sua dominância em relação à outros cães. Requer uma educação firme para controlar esses instintos e deixa-lo se tornar o companheiro ideal da família.
Daniel Orciuoli
 
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Jul 28, 2015 03:07


Voltar para Cães

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


cron