O que é Guarda Responsável?

O que é necessário para ser um bom guardião!

O que é Guarda Responsável?

Mensagempor Fox » Dom Mai 17, 2009 05:38

Quando adquirimos um animal de estimação, estamos assumindo uma grande responsabilidade. Serão 10 a 15 anos de convivência, e para que esta convivência seja harmoniosa e feliz, algumas regras devem ser seguidas de forma a proporcionar qualidade de vida e bem estar ao nosso melhor amigo. O termo Guarda Responsável então, refere-se justamente a isso: um conjunto de normas e regras que incluem, entre outras coisas, alimentação de qualidade, assistência veterinária periódica, vacinação, abrigo, carinho e proteção, provendo qualidade de vida e bem estar aos nossos animais.


Os principais mandamentos da Guarda Responsável
Mais do que água e comida, este membro da família necessita de alguns cuidados que irão proporcionar saúde e tranqüilidade tanto para o animal quanto para seu dono. Ao agir com responsabilidade, estaremos contribuindo para o combate ao abandono de animais bem como maus tratos e possíveis doenças transmitidas por eles em nossa cidade. Porém, antes de adotarmos ou comprarmos um animal precisamos refletir com cuidado sobre algumas questões muito importantes:
• Toda a família está de acordo com a chegada de um novo animalzinho?
• Você tem um espaço apropriado na sua casa para ele?
• Você está disposto a educar seu novo amigo, com paciência, mesmo que ele não aprenda na 1ª vez?
• Se adotar um cão, você o levará para passear todos os dias, não importando como estiver o tempo?
• Quando crescer, você cuidará dele como no primeiro dia? O manterá sempre limpinho?
• Recolherá todas as suas fezes e limpará o seu xixi?
• Você comprará sempre a comida adequada para ele?
• O levará ao veterinário sempre que for necessário e para avaliações periódicas, vacinações e afins?
• E, sobretudo, você terá capacidade para amá-lo e comprometer-se durante toda a vida dele, que poderá durar até 15 anos ou mais?
Se todas as suas respostas foram "Sim", parabéns! Vocês têm muitas possibilidades de serem felizes juntos.
Vamos agora detalhar os itens mais importantes que você precisa saber sobre Guarda Responsável:

1 – A ESCOLHA DO NOVO MASCOTE: Antes de adquirir um animalzinho, lembre-se de que vocês terão uma longa convivência juntos, portanto, nada pode ser feito por impulso. Uma vez adquirido, seu animalzinho passará a ser sua responsabilidade, e não poderá ser abandonado por crescer demais ou mudar de temperamento. Portanto, a primeira coisa que você deve pensar é qual o tipo de animal que você considera ideal. Se você quer um cãozinho ou um gatinho, se o espaço disponível comporta um animal de grande porte ou não, se você passa mais tempo em casa ou trabalha o dia todo, se você terá tempo suficiente para passeios diários, se as crianças se adaptarão com o novo mascote, tudo isso são considerações importante na escolha do animal. Sempre prefira a adoção, pois hoje temos um grande número de animais à espera de um lar, e que muitas vezes acabam morrendo sem conhecer uma família que os ame. Ao adotar um animal, luta-se não somente contra o abandono e os maus tratos, mas também contra a criação e o comércio de animais. Se você não tiver paciência ou tempo para educar um filhote, adote um adulto, existem muitos esperando por um lar.

2 - ALIMENTAÇÃO: cães, gatos e outros animais de estimação necessitam de alimentação adequada para que cresçam fortes e saudáveis.

Cães: Uma boa ração é importante, e deve ser oferecida em horários regulares e de acordo com a idade do cãozinho. Filhotes necessitam de uma ração específica para seu crescimento, e devem ser alimentados de 4 a 6 vezes por dia. Animais adultos também devem receber ração específica para idade e devem ser alimentados 2 vezes por dia. Na impossibilidade de fornecer ração, a comida caseira é indicada, porém, deve ser balanceada e conter todos os nutrientes que o cão precisa para crescer e se desenvolver de forma saudável. Doces não devem ser oferecidos, bem como gordura e temperos em excesso. É importante retirar o pratinho de ração ou de comida depois que o animal comer e durante a noite para que insetos e roedores não se proliferem no alimento e acabem por contaminá-lo, podendo transmitir doenças.
A água deve ser fornecida durante todo o dia, e deve estar sempre fresca e limpa. Na necessidade de troca de marca de ração, é importante fazê-la de forma gradual, misturando as rações a fim de evitar diarréias.

Gatos: os felinos também devem ser alimentados com rações específicas, que podem ser secas ou úmidas, do tipo “sachêt”. Filhotes devem ser alimentados de 4 a 6 vezes por dia e adultos 2 vezes ao dia. Devem ter um local isolado e calmo para fazerem suas refeições, e ter sempre água limpa e fresca à disposição.
Tanto cães e gatos, quando recém nascidos e impossibilitados de receber leite materno, devem ser alimentados com leite especial. O leite de vaca puro deve ser evitado por causar diarréia. O leite sucedâneo pode ser usado como substituto do leite materno e pode ser encontrado pronto em farmácias ou então feito em casa utilizando os seguintes ingredientes:
- 1/2 xícara de ração para filhotes (cães ou gatos)
- 1/2 xícara de leite semi desnatado fervido
- 1/2 xícara de água fervida
Modo de Preparo: Ferver a água, o leite e jogar a ração para dar uma fervida junto. Em seguida, bater tudo no liquidificador, deixar esfriar um pouco e servir.
Rendimento: Até 4 filhotes. Para mais de 4, usar 1 xícara de cada ingrediente. Obs.: Esta receita deve ser servida no ato e não armazenada, devido à fermentação da ração em contato com o leite e a água.

3 – HABITAÇÃO: os animais precisam de um lugar seguro, livre de chuvas, ventos e sem acesso às ruas.
Cães: os cães precisam de um local limpo, seco, protegido de frio e chuva. Geralmente gostam de paninhos e uma caminha só para eles. Devem viver junto de seus guardiões, e não ficarem isolados em um canto da casa ou do quintal. Precisam de espaço compatível com seu tamanho e raça. Alguns cães se adaptam bem em locais pequenos, outros exigem um local mais amplo, e estas necessidades devem ser respeitadas. Devem ficar soltos dentro de casa, nunca presos em correntes ou dentro de caixas de contenção.

Gatos: Os gatos são animais independentes e que se adaptam super bem, inclusive em locais pequenos como casas e apartamentos. Ficam bons períodos do dia sozinhos, desde que tenham segurança, água fresca e ração disponível. Gostam de dormir em locais altos, como armários e prateleiras, e devem ser mantidos dentro dos limites da casa\apartamento ou então de quintais telados. Não havendo quintais com tela, as janelas devem ser teladas de forma a impedir quedas acidentais e acesso dos bichanos às ruas evitando riscos de atropelamento, fuga, envenenamento, brigas e maus tratos. Gatos são animais bastante ativos, que gostam de caçar e adoram arranhar, e podem ganhar arranhadores e brinquedinhos para se distraírem dentro de casa, garantindo saúde e alegria para o bichano e tranqüilidade para o dono. É importante manter caixinhas de areia sempre limpas para que eles possam fazer suas necessidades.

4 – PASSEIOS E A NECESSIDADE DE SOCIALIZAÇÃO: Se você optou por um cãozinho, ele deve ser levado para passear pelo menos uma vez ao dia para que possa ter contato com parques, ruas, pessoas e outros animais, o que irá ajudar na sua socialização e promoção de sua saúde. Devem ter a oportunidade de viverem como cães, de cheirar e explorar. Porém, jamais devem sair de casa sem a companhia de seus guardiões e sempre devem estar presos por guia de segurança e usando plaquinhas de identificação. Não devem andar soltos pelas ruas, sob risco de fugas, atropelamentos, brigas com outros cães, envenenamentos e todos os tipos de maus tratos. Ensine seu cãozinho a andar junto de você, para que você tenha controle sobre ele na rua. Se for um cão anti social, é importante o uso da focinheira, para evitar brigas e acidentes com outros cães e pessoas. Crianças não devem sair sozinhas com o cão, e é importante esperar para sair de casa com o bichinho somente após o ciclo vacinal completo, para evitar doenças infecto contagiosas. É importante sempre lembrar-se de levar saquinhos ou sacolinhas durante os passeios para juntar os cocôs que o cãozinho vai deixando pelo caminho. Essa atitude denota cidadania e preocupação com o meio ambiente em que vivemos.

5 – PERDA OU FUGA: Se mesmo com todos os cuidados, seu animal se perder ou fugir de casa, é necessário que você tome providências o quanto antes, pois a cada hora que passa se torna mais difícil encontrá-lo. A primeira coisa que deve ser feita é certificar-se de que o animal não está dentro de casa. Gatos, por exemplo, gostam de se esconder em locais pequenos e escuros, como armários, gavetas, frestas, forros, telhados, árvores, embaixo de camas, etc. Se realmente o animal não está em casa, dê algumas voltas pelo quarteirão, chamando-o pelo nome. Comunique seus vizinhos sobre o desaparecimento e avise também pessoas próximas, como carteiros e donos de estabelecimentos comerciais. Em seguida, visite todas os Pet-Shops e clínicas veterinárias da região e deixe anúncios com nome e foto do animal. Anúncios em rádios e jornais locais também são importantes e podem ajudar. Procure também ONGs e entidades protetoras de animais da região. Distribua os folhetos com o nome, foto e informações sobre o animal em farmácias, supermercados, ônibus, padarias, lojas, etc. Use também a internet para divulgar a ocorrência. Se quiser poderá contratar ajuda do PRAD – Plano de Recuperação de Animais Desaparecidos do RENAD: http://www.renad.com.br/renad2/servs_renad.asp ou auxílio do site “Cachorro Perdido”. [www.cachorroperdido.com.br]

6 – A HIGIENE DE SEU ANIMAL – BANHOS E ESCOVAÇÕES: Manter seu animal limpo trás saúde e conforto, além de deixá-lo ainda mais bonito. Banhos são importantes, porém, não devem ser dados em excesso (a menos que haja indicação veterinária para tal), pois a água retira a oleosidade natural da pele, predispondo à infecções fúngicas e dermatites. Cães podem tomar banho de 30 em 30 dias ou de 15 em 15 se for muito necessário, e sempre após o ciclo vacinal estar completo (filhotes com menos de 4 meses não devem tomar banho). Os olhos e ouvidos devem ser protegidos da água, e o sabão deve ser neutro (sabão de coco, por exemplo). Outra boa dica para mantê-los sempre limpos é escovação diária para retirada de pelos mortos que dão mau cheiro e aspecto de sujeira, além de massagear a pele e evitar a formação de nós em cães de pelos longos. Use uma escova de cerdas macias, e acostume o animal desde cedo à este ritual. Lencinhos umidecidos também podem ser usados a fim de limpar as patinhas do cãozinho após um passeio na rua. Produtos como perfumes, xampus e talcos de uso humano devem ser evitados por irritarem a pele do animal. Cães muito peludos podem ser tosados a fim de evitar a formação de nós, bolas de pelos e proporcionar maior conforto, especialmente em meses de muito calor. Gatos são animais higiênicos que dispensam banhos exceto em condições extremas ou indicadas pelo veterinário, porém a escovação diária é necessária principalmente em animais de pelos longos.

7 – DEDICAÇÃO: Ter um animal de estimação vai além de prover água e comida. Se você não lhe dedica afeto, atenção, tempo, carinho e amor, ele estará vivendo uma espécie de abandono. Cães são animais sociais que gostam de viver em matilha, portanto, gostam do contato humano e de outros animais. Necessitam brincar, interagir e se sentirem acolhidos. Se você trabalha ou passa muito tempo fora de casa, pense em adotar um companheiro para interagir com seu animal. Pode ser um outro cão ou um gatinho, eles irão conviver muito bem desde que sejam apresentados de forma harmoniosa. Lembre-se de que animais castrados convivem muito melhor, pois são mais calmos e educados, além de não correrem riscos de procriarem acidentalmente ou brigarem. Se você tem o hábito de viajar frequentemente, considere a possibilidade de levar seu amigo com você ou então se programe com antecedência, providenciando um hotelzinho de confiança ou alguém que possa cuidar dele durante a sua ausência. Conheça o local onde ele ficará e certifique-se que ele será bem tratado. Se ele ficar em casa com alguém, faça uma listinha dos principais hábitos do animal para que ele possa seguir a rotina à qual está habituado. Não esqueça de deixar seu telefone e o telefone do médico veterinário de seu mascote, para qualquer intercorrência que possa ocorrer.

8 – ASSISTÊNCIA VETERINÁRIA: Depois do dono, o melhor amigo de um animal é o Médico Veterinário. Consultas freqüentes são importantes e imprescindíveis a fim de garantir o bem estar e a saúde de seu mascote.

Vacinação: todos os animais domésticos precisam ser vacinados, independentes de raça, do local onde moram, se saem para a rua ou não, se vivem sozinhos ou com outros animais. Existe uma série de doenças que podem afetar cães e gatos, muitas delas fatais, e que podem ser evitadas com uma vacina. E com isso, você não estará apenas protegendo seu animal, mas também estará evitando que ele venha a contaminar outros animais ao seu redor. A vacina, para ser eficaz deve estar dentro do prazo de validade e sob rígido controle de armazenamento e temperatura, e somente pode der administrada no animal saudável. Por este motivo, só deve ser aplicada por um médico veterinário após exame e avaliação do animal (vacinação ética). Após a aplicação, o médico veterinário deverá fornecer o atestado de vacinação devidamente assinado e carimbado e com a data de retorno marcada. Além das doses iniciais, o animal deverá receber o reforço vacinal anualmente, independente da idade.

Sugestão de tabela de vacinação (confirme com seu veterinário)
Filhotes – Cães: Aos dois meses: 1ª dose da vacina polivalente, protege contra doenças próprias da espécie: cinomose, hepatite, leptospirose, coronaviroses, parvoviroses e parainfluenza. Aos três meses: reforço da polivalente e 1ª dose da vacina contra a raiva. Aos quatro meses: reforço da polivalente e reforço da vacina contra a raiva. Adultos: revacinação anual.
Filhotes – Gatos: Aos dois meses: 1ª dose da tríplice, protege contra doenças próprias da espécie: panleucopenia, rinotraqueíte, calcivirose. Existe a opção da vacina quíntupla que protege também contra clamidiose e leucemia felina. Aos três meses: reforço da tríplice ou quíntupla e 1ª dose da vacina contra a raiva. Aos quatro meses: reforço da tríplice ou quíntupla e reforço da vacina contra a raiva. Adultos: revacinação anual.

Vermifugação: Os vermes podem causar inúmeros prejuízos aos animais, roubando-lhes nutrientes, podendo provocar crises de diarréia, vômitos, convulsões e diminuindo a resistência natural contra doenças. Nos filhotes a vermifugação é imprescindível nos primeiros meses de vida. A dose do vermífugo bem como o tipo e frequência deve sempre ser orientado pelo médico veterinário. Exames de fezes periódicos são importantes a fim de verificar a existência de vermes e a necessidade do vermífugo.

09 – ANIMAL IDOSO, PRINCIPAIS CUIDADOS: Seu amigo lhe deu anos de alegria, porém, já não é mais aquele filhote ativo e cheio de energia que era antes. Já não corre mais tão rápido, cansa com facilidade, está mal humorado e não enxerga mais tão bem. A velhice chegou, e seu amigão entrou na terceira idade. Começa então a fase mais delicada e especial para nossos animais, pois é o momento em que eles mais precisam de carinho, amor e atenção. Porém, muitos cães e gatos são cruelmente dispensados por não serem mais jovens e saudáveis. Acabam em abrigos, lares provisórios, ou pior: são jogados nas ruas para que acabem seus dias abandonados e desprezados pelas únicas pessoas que amaram durante sua vida toda. Esse tipo de atitude caracteriza abandono e maus tratos, e é crime previsto em lei. Animais idosos têm o direito de receberem cuidados especiais e proteção até o final de sua vida. Devem receber alimentação específica para a idade, passar por consultas veterinárias e exames periódicos a fim de diagnosticar e tratar precocemente os vários problemas que podem ir surgindo com o tempo. Devem ser tratados com carinho, paciência, respeito e consideração, pois já não caminham, ouvem e enxergam como antes, e muitas vezes necessitam de auxílio para se locomoverem e fazerem suas necessidades. Não devem ser abandonados jamais à própria sorte, nem serem punidos por problemas comportamentais originados pela velhice. E no fim de sua vida, precisam ser respeitados e privados de qualquer dor e desconforto, tendo seu sofrimento amenizado para que possam morrer dignamente ao lado de sua família.

-- Este texto foi escrito por Lain Schultz. Proibido a cópia sem prévia autorização.
Leo e Tinna Produções 2009. :)
______________________________

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Fox
Administrador do Site
 
Mensagens: 30
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 14:58
Localização: Léo's Magic Kingdon

Voltar para Guarda Responsável

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


cron