Imprimir

Animal idoso - Principais cuidados

Escrito por Silvia Schultz - Médica Veterinária - CRMV - RS 12750 .

Seu amigo lhe deu anos de alegria, porém, já não é mais aquele filhote ativo e cheio de energia que era antes. Já não corre mais tão rápido, cansa com facilidade, está mal humorado e não enxerga mais tão bem. A velhice chegou, e seu amigão entrou na terceira idade. Começa então a fase mais delicada e especial para nossos animais, pois é o momento em que eles mais precisam de carinho, amor e atenção. Porém, muitos cães e gatos são cruelmente dispensados por não serem mais jovens e saudáveis. Acabam em abrigos, lares provisórios, ou pior: são jogados nas ruas para que acabem seus dias abandonados e desprezados pelas únicas pessoas que amaram durante sua vida toda. Esse tipo de atitude caracteriza abandono e maus tratos, e é crime previsto em lei. Animais idosos têm o direito de receberem cuidados especiais e proteção até o final de sua vida.

Devem receber alimentação específica para a idade, passar por consultas veterinárias e exames periódicos a fim de diagnosticar e tratar precocemente os vários problemas que podem ir surgindo com o tempo. Devem ser tratados com carinho, paciência, respeito e consideração, pois já não caminham, ouvem e enxergam como antes, e muitas vezes necessitam de auxílio para se locomoverem e fazerem suas necessidades. Não devem ser abandonados jamais à própria sorte, nem serem punidos por problemas comportamentais originados pela velhice. E no fim de sua vida, precisam ser respeitados e privados de qualquer dor e desconforto, tendo seu sofrimento amenizado para que possam morrer dignamente ao lado de sua família.

E quando finalmente o momento da partida chegar, não feche os olhos e não dê as costas. Sua presença é importante para que seu amigo transcenda o plano terreno com segurança e tranquilidade. Fique ao lado dele até o final, tocando-o e acalentando-o, afinal, ninguém gosta de partir sozinho. E quando ele se for, você terá ganhado um anjo, talvez o mais lindo de todo o céu. Seu animal amado afastou-se de você e aproximou-se de Deus, segue e evolui, brilhando cada vez mais forte na imensidão do espaço. E mesmo que a distância física pareça infinita, não chore! Seu anjo estará sempre lhe cuidando e lhe protegendo, bem pertinho, dentro do seu coração. Ele estará em harmonia e plena felicidade, no lugar mais lindo se todo o céu: a Ponte do Arco-Íris.

"Neste lado do paraíso existe um lugar chamado Ponte do Arco-Íris. Quando um animal morre, aqueles que foram especialmente queridos por alguém, vai para a Ponte do Arco-Íris. Lá existem campos e colinas para todos os nossos amigos especiais, pois assim eles podem correr e brincar juntos. Lá existe abundância de comida, água, e raios de sol, e nossos amigos estão sempre aquecidos e confortáveis.
Todos os animais que já ficaram doentes e velhinhos estão renovados com saúde e vigor; aqueles que foram machucados ou mutilados estão perfeitos e fortes novamente, exatamente como nós nos lembramos deles nos nossos sonhos, dos dias que já se foram.
Os animais estão felizes e alegres, exceto por uma coisinha: Cada um deles sente saudades de alguém muito especial, alguém que foi deixado para trás. Todos eles correm e brincam juntos, mas chega um dia quando um deles para de repente e olha fixo na distância. Seus olhos brilhantes estão atentos; seu corpo impaciente começa a tremer levemente. De repente, ele se separa do grupo, voando por sobre a grama verde, mais e mais rápido.
Você foi visto e quando você e seu amigo especial finalmente se encontrarem ficarão unidos num reencontro de alegria, para nunca mais se separar. Os beijos de felicidade vão chover na sua face; suas mãos vão novamente acariciar tão amada cabecinha, e você vai olhar mais uma vez dentro daqueles olhos cheios de confiança, que ha muito tempo haviam partido da sua vida, mas que nunca haviam se ausentado do seu coração. Então vocês, juntos, cruzarão a ponte do Arco-Íris. "
.
A Ponte do Arco Íris é um espaço para homenagearmos os nossos anjos mais preciosos, que enfeitam o céu com seu brilho e sua alegria, e que jamais partirão das nossas memórias e do nosso coração. Visite este espaço e emocione-se com depoimentos e mensagens encantadoras de seres humanos que foram abençoados por terem ao seu lado um animal especial. É um lugar repleto de alegria e sentimentos, de saudades e de memórias, que vale a pena ser conhecido.
Visite a Ponte do Arco Íris no Portal Nosso Mundo, e emocione-se com os anjos mais lindos de todo o céu.

"A morte não é tudo. Não é o final.
Eu apenas passei para a sala seguinte. Nada aconteceu.
Tudo permanece exatamente como foi.
Eu sou eu, você é você, e a antiga vida que vivemos tão
maravilhosamente juntos permanece intocada, imutável.
O que quer que tenhamos sido um para o outro, ainda somos.
Chame-me pelo antigo apelido familiar.
Fale de mim da maneira que sempre fez.
Não mude o tom. Não use nenhum ar solene ou de dor.
Ria como sempre fizemos das piadas que desfrutamos juntos.
Brinque, sorria, pense em mim, reze por mim.
Deixe que o meu nome seja uma palavra comum em casa, como foi.
Faça com que seja falado sem esforço, sem fantasma ou sombra.
A vida continua a ter o significado que sempre teve.
Existe uma continuidade absoluta e inquebrável.
O que é esta morte senão um acidente desprezível?
Porque ficarei esquecido se estiver fora do alcance da visão?
Estou simplesmente à sua espera, como num intervalo,
bem próximo, na outra esquina.

Está tudo bem!"

Gostou do artigo? Compartilhe então!

Hits: 8035

Comentarios (0)


Mostrar/Esconder comentarios

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy